capa
Mais de 80% das agências perderam faturamento, revela pesquisa
São Paulo, 24 de Junho de 2020 ás 12h36

Levantamento realizado pelo Grupo Comunique-se mostra os impactos da Covid-19 na indústria da comunicação corporativa
 
Por Leonardo Araujo
 
 
(Reprodução)
O principal motivo da perda foi a queda de faturamento do cliente, conforme resposta de 74% dos respondentes.
 
 
O Grupo Comunique-se divulgou recentemente uma nova pesquisa que revela os impactos da Covid-19 na indústria da comunicação corporativa.
 
Foram ouvidos 450 profissionais, sendo maioria em nível de gestão, de agências e departamentos de comunicação de todo o país.
 
Segundo os respondentes, 83% das agências informaram ter perdido faturamento. As pequenas agências, com até 10 funcionários, sofreram mais: perderam em média 37% de faturamento, contra apenas 17% das agências com mais de 10 funcionários.
 
(Reprodução)
Para reter clientes e reverter um pedido de cancelamento, o desconto médio concedido foi de 27%. Apesar disso, 75% das agências não demitiram.
 
Entre os serviços mais procurados neste período, destacam-se produção de conteúdo e mídias sociais:
 
(Reprodução)
Redução de jornada, antecipação de férias e postergação de impostos foram os incentivos governamentais mais utilizados por agências.
 
(Reprodução)
Já 86% dos respondentes afirmam que a produtividade em home office ficou igual ou melhor. Por esse motivo, 38% disseram que retornarão em escritórios menores, adotando home office parcial.
 
E outros 25% afirmam que não terão mais escritório algum, adotando home office total.



PropMark (24.06.20)



Comentários

    Atenção para o vencimento: 31 de janeiro
    

  Cadastre-se e receba nossa
  newsletter mensal




Filiado à

Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo - Av. Brigadeiro Faria Lima, 1656 2°andar - Conjunto 21 - Jardim Paulistano
CEP 01451-001 - São Paulo - SP - Telefone: 11 3035-0099 - atendimento@sinaprosp.org.br

Todos os direitos reservados – Sinapro-SP – Desenvolvido por Dainet