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Perfil expõe marcas com anúncios em sites de fake news
São Paulo, 22 de Maio de 2020 ás 15h00

Sleeping Giants já conseguiu retirada de anunciou de empresas como Dell, Loft e PicPay de sites acusados de produzir e divulgar notícias falsas
 
   
 
 
 
 
 
Site o Jornal da Cidade Online é acusado de disseminar notícias falsas (Crédito: reprodução)
 
Entre as formas de combate a notícias falsas está o estrangulamento econômico de seus produtores e disseminadores. Na segunda-feira, 18, um usuário do Twitter inaugurou o perfil Sleeping Giants Brasil, onde busca avisar anunciantes que suas campanhas estão dando dinheiro para sites que propagam fake news. Isso acontece porque, ao comprar anúncios em plataformas de mídia programática, a marca perde parte do controle sobre onde suas peças serão veiculadas.
 
Nos primeiros quatro dias, a página do Sleeping Giants Brasil já conta com mais de 90 mil seguidores. Além disso, conseguiu tirar de veiculação nos sites apontados campanhas de marcas como Dell, PicPay, Banco do Brasil e Loft.
 
A iniciativa se espelha no movimento chamado Sleeping Giants, que nasceu nos Estados Unidos há quatro anos, com o objetivo de constranger marcas que anunciam em páginas e influenciadores considerados intolerantes ou sexistas.
 
Segundo reportagem do El Pais Brasil, o moderador do perfil Sleeping Giants Brasil é anônimo, mas recebeu autorização do criador da página estadunidense para trazer ao Brasil o modelo de combate. Celebridades como Luciano Hulk e Felipe Neto já apoiaram publicamente a inciativa.
 
Após a publicação da reportagem, um porta-voz do Google Brasil, uma das principais plataformas de venda de mídia programática do País, afirmou que possui “políticas contra conteúdo enganoso em nossas plataformas e trabalhamos para destacar conteúdo de fontes confiáveis”. E complementou: “Entendemos que os anunciantes podem não desejar seus anúncios atrelados a determinados conteúdos, mesmo quando não violam nossas políticas. Nossas plataformas oferecem controles robustos que permitem o bloqueio de categorias de assuntos e sites específicos, além de gerarem relatórios em tempo real sobre onde os anúncios foram exibidos”.
 
https://twitter.com/slpng_giants_pt/status/1263276886181978122
 
*Crédito da imagem no topo: MicroStockHub/iStock



Meio&Mensagem (22.05.2020)



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