capa
Walmart sairá do Brasil e Grupo Big assume operações
São Paulo, 12 de Agosto de 2019 ás 10h40

Além da mudança estratégica de marca, grupo aumenta aposta em clube de compras
 
Reprodução
 
Um ano após o Fundo de Investimento Advent adquirir 80% do Walmart Brasil, a empresa anuncia pontos importantes do seu plano estratégico que inclui a mudança da marca corporativa, de seus hipermercados e supermercados, além de maior foco e investimentos nos formatos cash & carry e clube de compras. A partir de agora, a companhia se chama Grupo BIG e, nos próximos 18 meses, investirá mais de 1,2 bilhão de reais na modernização e ampliação de suas lojas.
 
Segundo o Valor Econômico, a decisão de interromper o uso da marca Walmart envolve razões econômicas. A empresa paga royalties mensais aos americanos, de 0,7% sobre as vendas, pelo uso da marca. O fim do pagamento tem efeito positivo e direto na margem de lucro. O Grupo Big vai continuar pagando royalties (que não chegam a 0,7%) pela marca Sam's Club, que pertence ao Walmart.
 
A primeira mudança foi anunciada ainda no primeiro semestre deste ano. Com o objetivo de aumentar a participação no formato atacarejo, o Grupo BIG deu início ao projeto do Maxxi Atacado, que abrange a mudança de posicionamento da marca, a transformação estrutural e tecnológica das 43 unidades em todo o Brasil, crescimento de 40% do sortimento e a conversão de 10 lojas de hipermercado em atacarejo. Dessa forma, a bandeira passa a ser uma unidade estratégica de negócios para a empresa nos próximos anos, com foco em consumidores e comerciantes.
 
Transformar o formato hipermercado também faz parte do plano de negócios do Grupo BIG. Todo o projeto, da escolha dos novos nomes das bandeiras à definição de sortimento, está alinhado com as necessidades dos clientes locais e do varejo brasileiro. A empresa optou por suas marcas regionais, que resgatam o vínculo emocional com os consumidores. As lojas de hipermercado Walmart nas regiões Sul e Sudeste passarão a se chamar BIG, enquanto no Nordeste, todos os hipermercados serão BIG Bompreço. As mudanças, no entanto, vão muito além das novas bandeiras. A empresa já está realizando mudanças efetivas na operação em todo o País, com a renovação das lojas, a ampliação de 30% do sortimento e uma nova estratégia comercial e de preços. Até junho de 2020, a expectativa é concluir a reforma de 100 hipermercados.
 
Já o Sam’s Club terá, em um período de um ano, dez novas lojas. A primeira será inaugurada no início desse segundo semestre e, até o final do ano, mais três unidades serão abertas. Esse movimento faz parte do projeto de conversão de hipermercados em Maxxi Atacado e Sam’s Club.



PropMark (12.08.19)



Comentários

    Atenção para o vencimento: 31 de janeiro
    

  Cadastre-se e receba nossa
  newsletter mensal




Filiado à

Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo - Av. Brigadeiro Faria Lima, 1656 2°andar - Conjunto 21 - Jardim Paulistano
CEP 01451-001 - São Paulo - SP - Telefone: 11 3035-0099 - atendimento@sinaprosp.org.br

Todos os direitos reservados – Sinapro-SP – Desenvolvido por Dainet