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Veja como a geração Alpha vai influenciar o nosso comportamento
São Paulo, 14 de Maio de 2019 ás 12h21

Considerado o grupo que será mais inteligente do que todos os anteriores, os pequenos prometem fomentar mudanças significativas em diversas áreas, principalmente na educação
 
Visto como “A era dos extremos” pelo historiador Eric Hobsbawm, este foi o século em que o homem se reinventou com os avanços da ciência e da tecnologia. A velocidade das transformações entre uma década e outra foi tão drástica que novos perfis de comportamento nasceram. E, com eles, vieram gerações que guardam peculiaridades específicas de seu tempo. A competição na quebra de paradigmas de uma nova geração sobre a anterior se tornou algo natural no curso dos acontecimentos.
 
Para entender como a geração Alpha deverá conduzir importantes transformações no comportamento contemporâneo conversamos com Fernanda Furia, mestre em psicologia de Crianças e Adolescentes pela University College London e fundadora do Playground da Inovação – consultoria de inovação em psicologia e educação. Confira:
 
Consumidor Moderno: Quais são as principais diferenças comportamentais entre a Geração Alpha e as anteriores?
 
Fernanda Furia: Conhecida também como Geração de Vidro (por causa das telas) ou Geração IA(Inteligência Artificial), a Alpha – que contempla pessoas nascida entre 2010 e 2025 – deve se distinguir das gerações anteriores pelo fato de crescer com máquinas inteligentes. Smartphones, tablets, assistentes de voz, brinquedos conectados à internet, robôs companheiros e tecnologias imersivas estão moldando a formação cerebral, social e psicológica desta nova geração.
 
CM: Como será essa nova interação com a tecnologia?
 
FF: As crianças da Geração Alpha confiarão muito mais nas novas tecnologias dos que as gerações anteriores e irão se relacionar com as novidades tecnológicas de maneira cada vez mais emocional. Estamos vivenciando o início de uma era marcada por uma relação afetiva entre os seres humanos e as máquinas. A Geração Alpha buscará experiências mais imersivas e interativas já que tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada serão parte do cotidiano delas.
 
CM: Como os canais de vídeo entram nesse processo?
 
FF: As crianças da Geração Alpha mostram uma maior necessidade de escolher e de tomar decisões no seu dia a dia. Essa é uma das razões pelas quais canais como YouTube fazem tanto sucesso. Ao navegar pelos vídeos, as crianças podem escolher quais elas querem ver e em qual momento elas querem parar e mudar para outro vídeo. Na internet, elas escolhem e decidem o tempo todo, enquanto na vida presencial dificilmente os adultos lhes dão a chance de tomar decisões. A Geração Alpha será monitorada a todo o todo momento através de tecnologias vestíveis, monitores de saúde, reconhecimento facial e de voz etc. A quantidade de dados que teremos no futuro sobre as crianças será imensa, e as empresas precisarão saber organizar estes dados e interpretá-los adequadamente para criar estratégias de curto, médio e longo prazos.
 
CM: Qual é o tipo de comunicação que as empresas devem estabelecer com essa geração?
 
FF: Antes de as empresas se preocuparem em como se comunicar com a Geração Alpha, é fundamental que elas reflitam em como podem contribuir de forma ética para a formação global das crianças. Esta reflexão deve guiar a criação de novos negócios que sejam alinhados às necessidades e aos direitos desta nova geração. Os serviços e produtos voltados para a Geração Alpha devem ser cada vez mais personalizados, respeitando as características relacionadas ao desenvolvimento emocional e social de cada faixa etária.
 
CM: Ao que mais as marcas devem se atentar?
 
FF: Além disso, as tecnologias criadas para a infância devem ser desenvolvidas por equipes cada vez mais multidisciplinares, envolvendo profissionais de várias áreas para que seja garantido o bem-estar das novas gerações. Parcerias entre empresas de diferentes setores serão cada vez mais necessárias para o desenvolvimento de iniciativas voltadas para a infância. Uma comunicação autêntica, genuína e natural será muito importante para criar um diálogo de longo prazo com esta nova geração. Será cada vez mais importante, ainda, a criação de conteúdos simples, diretos e personalizados, sempre respeitando os direitos da infância porque não será mais sustentável a venda de serviços e produtos para este público sem garantir a ética e o bem-estar infantil. Somos todos responsáveis pela formação das novas gerações.
 
CM: Quais serão os impactos psicológicos da vida digital para essa geração?
 
FF: O impacto do ritmo acelerado, das mudanças constantes, da ultraconectividade e da falta de contato presencial ainda está longe de ser compreendido. Por isso, é importante lembrarmos que o amor, a interação olho no olho, o toque físico e a conversa entre as crianças e os adultos são os ingredientes mais importantes para o desenvolvimento saudável. As novas tecnologias devem ser nossas parceiras para nos ajudarem a exercer o nosso lado humano de forma mais eficaz em um mundo cada vez mais tecnológico.
 
GERAÇÃO ALPHA
 
Nascidos a partir de 2010: Dependendo da sua idade, seu filho provavelmente faz parte dessa geração. Tal qual a Z, tem a tecnologia ocupando a centralidade de suas decisões. Serão monitorados e devem acompanhar uma profunda mudança nos processos de aprendizagem
 
HÁBITOS
 
Tem o YouTube como propagador de conhecimento, entretenimento e informação;
• Reconexão com videogames;
• Mais transparência na relação com seus pais;
• Tecnologia como aliada do aprendizado.

OS CONSUMIDORES DO FUTURO
 
Primeiro é preciso entender a origem do nome Alpha. Esse termo foi utilizado pelo sociólogo australiano Mark McCrindle para identificar os novos bebês que nasceram a partir de 2010. Para ele, trata-se de uma geração que será formada por pessoas mais independentes e com maior capacidade de resolver problemas em relação aos seus pais.
 
Considerada a geração que será mais inteligente do que todas as anteriores, esse grupo já começa a dar indícios de profunda transformação em diversas áreas, principalmente na educação.



Consumidor Moderno (10/05/2019)



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