capa
Novos emojis reforçam causas e comportamentos sociais
São Paulo, 11 de Fevereiro de 2019 ás 10h16

Entre as 230 novidades, estão a inclusão de deficientes físicos; uma gota de sangue referente a menstruação e até cuia de chimarrão

Uma mão com o polegar e o dedo indicador próximos um do outro, usada para sugerir que algo é pequeno ou para gesticular uma pequena quantidade. Que pode significar um gesto bem expressivo para designar uma atitude machista, por exemplo. Ou um rosto amarelo com os olhos fechados e boca aberta coberta por uma mão, que vem a ser um bocejo, ou sinal universal de tédio com uma pessoa ou tópico. Esses são apenas alguns entre os 230 emojis, da Unicode, que devem ser lançados até março e que trazem mensagens sociais, comportamentais e de diversidade como cadeirantes, deficientes auditivos, cadeiras de roda, e, para alegria dos brasileiros gaúchos, até cuia de chimarrão.

Assunto tabu em várias sociedades, a menstruação, simbolizada por uma gota de sangue, estará na versão 12.0 dos emojis (que servem para uma infinidade de plataformas como os celulares da Apple, Android, Google, Instagram, Facebook, Twitter e WhatsApp, por exemplo). Esse emoji nasceu a partir de uma campanha criada pela ONG inglesa Plan International UK, dedicada à defesa dos direitos de crianças e garotas, em parceria com o setor de doação de sangue do sistema de saúde da Inglaterra. A ideia da campanha era buscar acabar com o estigma da menstruação e normalizar as conversas sobre o ciclo menstrual.



A Unicode Consortium, que desenvolve e publica os emojis, é um grupo formado por voluntários ligados a grandes empresas de tecnologia responsável por padronizar esses ícones pelo mundo. No final do ano passado, quando a Apple anunciou uma série de mais de 70 emojis como parte da atualização do iOS 12.1, revelou que trabalhava com o Unicode Consortium para desenvolver mais emojis que ilustrassem várias deficiências. Agora, a Unicode revelou oficialmente esses tipos de emoji junto com centenas de novos como parte da atualização Emoji 12.0 para 2019.

Existem 59 novos emojis distintos, incluso os para pessoas com deficiências. Com essa versão, são 171 novas variações para as várias representações de gênero e tons de pele. Oficialmente, a Unicode diz que o lote será lançado em 5 de março, embora não seja esperado que fiquem disponíveis em dispositivos móveis até setembro ou outubro. Imagens para o novo emoji podem ser encontradas no site da Unicode, mas os fornecedores podem optar por usar imagens de acordo com as diretrizes de design para dispositivos móveis, PCs e plataformas da internet.



Entre essas centenas de emoji, há um com traje de banho de peça única, que vem depois de uma chamada para um maiô menos sexualizado do que o emoji de biquíni existente. E o Unicode, finalmente, não deixa nem os homens de fora. Provavelmente, a mão que indica “pequeno” será usada para descrever o tamanho abaixo da média do órgão sexual masculino, o que serve para demonstrar que um comentário ou post é machista.

A versão 12.0 soma 59 novos emojis distintos, dos quais 75 se referem às variações de gênero. No total, são 230 novos emojis quando todas as opções de tons de pele também estão incluídas.

(Imagem do topo: Reprodução Unicode)



Meio&Mensagem (08/02/2019)



Comentários

    Atenção para o vencimento: 31 de janeiro
    

  Cadastre-se e receba nossa
  newsletter mensal




Filiado à

Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo - Av. Brigadeiro Faria Lima, 1656 2°andar - Conjunto 21 - Jardim Paulistano
CEP 01451-001 - São Paulo - SP - Telefone: 11 3035-0099 - atendimento@sinaprosp.org.br

Todos os direitos reservados – Sinapro-SP – Desenvolvido por Dainet