capa
Estudo aponta Amazon como campeã da Black Friday no Brasil
São Paulo, 03 de Dezembro de 2018 ás 11h12

Pesquisa desenvolvida pela DCODE mostra que a empresa teve o melhor desempenho nas redes sociais

A companhia norte-americana de comércio eletrônico fundada por Jeff Bezos foi a marca com melhor desempenho nas redes sociais brasileiras durante a Black Friday. O levantamento foi feito pela consultoria DCODE, empresa de Live Research e Consulting, entre 23 e 25 de novembro. Neste período, a Black Friday é mais ativa, com maior concentração de esforços de comunicação e promoção das marcas.

A Amazon teve a maior pontuação no Social Health Model (SHM) (8,04%), seguida de Mercado Livre (7,49%), Ponto Frio (7,44%) e Submarino (7,34%) (tabela completa abaixo). O SHM é um modelo de avaliação e monitoramento da performance das marcas no universo das redes sociais, concebido pela DCODE. Nos estudos específicos para os clientes da DCODE, os índices em geral são ponderados conforme o desafio estratégico da marca em questão. Todos os índices são percentuais calculados com base no total agregado das citações para as 60 marcas selecionadas.

A base de informações analisadas vem das citações no Facebook, Twitter e Instagram; comentários de portais e blogs; e reportagens da imprensa que são compartilhadas nas redes sociais.

Foram analisados três pilares: Estatura, que indica o tamanho da marca, ou seja, a capacidade de gerar conversas, independente dos conteúdos; Mobilização, que mostra o percentual dos conteúdos das conversas que refletem as movimentações no sentido da compra, experimentação ou consideração; e Estima, que destaca o quanto a marca é desejada e o consumidor se sente atraído por ela.

“É importante deixar claro que o modelo não capta diretamente os volumes de vendas durante o período da Black Friday, mas, sim, a capacidade das marcas em gerar atividade e interesse nas redes, seja de maneira ativa ou espontânea”, explica Rafael Camanho, sócio-diretor da DCODE.

Confira as dez marcas com melhor desempenho geral no SHM durante a Black Friday:  


1. Amazon.............................8,04%

2. Mercado Livre....................7,49%

3. Ponto Frio..........................7,44%

4. Submarino.........................7,34%

5. Lojas  Americanas..............7,14%

6. Netshoes...........................7,03%

7. Extra.................................6,52%

8. Renner...............................6,21%

9. Uber..................................5,92%

10. Centauro.........................5,89%
 



Propmark (30/11/2018)



Comentários

    Atenção para o vencimento: 31 de janeiro
    

  Cadastre-se e receba nossa
  newsletter mensal




Filiado à

Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo - Av. Brigadeiro Faria Lima, 1656 2°andar - Conjunto 21 - Jardim Paulistano
CEP 01451-001 - São Paulo - SP - Telefone: 11 3035-0099 - atendimento@sinaprosp.org.br

Todos os direitos reservados – Sinapro-SP – Desenvolvido por Dainet