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Ipsos destaca Havaianas no ranking de marcas influentes
São Paulo, 13 de Abril de 2018 ás 10h38

Empresas de tecnologia, como a líder Google, ocupam as primeiras colocações

Do acordar ao adormecer as pessoas são expostas a pelo menos cinco mil marcas diariamente. Até dormindo o processo permanece. Segundo o instituto Ipsos, as sinapses ativam decisões sobre as marcas com maior aderência nos indivíduos. A análise foi feita durante a apresentação do recorte brasileiro da pesquisa “The most influential brands”. A marca Havaianas é a única genuinamente nacional entre as dez mais bem pontuadas.

O Google ocupa a primeira posição do ranking, seguida de mais cinco empresas de tecnologia, respectivamente Facebook, Samsung, Microsoft, YouTube e Netflix. A sétima colocada é a Nestlé, do setor de alimentos, assim como a 10ª Danone. Em oitavo, está a MasterCard e em nono a Havaianas.

A pesquisa contempla 57 itens com o objetivo de mensurar como as marcas impactam as pessoas, principalmente a sua rotina como consumidores. Os cinco pontos chaves são liderança & inovação; confiança; presença e responsabilidade social.

“Em um contexto político instável e com a economia em estágios iniciais de recuperação, confiança adquire ainda mais relevância crescendo pelo segundo ano consecutivo. Com isso, aproxima-se do principal driver de influência, liderança e inovação”, ponderou Marcos Calliari, CEO da Ipsos no mercado brasileiro.


Marçal Neto/Divulgação
As dez empresas mais bem posicionadas na pesquisa do Ipsos


O trabalho de campo teve início no dia 22 de janeiro e finalizado em 2 de fevereiro. Foram ouvidas mil pessoas por meio de um painel na internet. “Influência é um poder intangível que faz as marcas provocarem mudanças em comportamentos, ações ou opiniões. As marcas mais influentes são importantes porque os consumidores se identificam com elas e estabelecem uma relação emocional. Elas não poderiam imaginar sua vida sem elas”, afirma Calliari.

O executivo do Ipsos acrescenta: “A influência, muitas vezes, não é racionalmente percebida pelas pessoas: ela apenas faz parte da maneira como elas se relacionam com o mundo desde um produto de consumo a uma nova maneira de consumir, cada escolha feita é fruto da influência de algo ou alguém”.

Para apresentar o estudo que destaca os principais drivers para gerar influência nas decisões de compras, o Ipsos reuniu profissionais do mercado para um debate realizado na manhã desta quinta-feira (12), em São Paulo. Participaram Hugo Rodrigues, CEO e chairman da W/McCann; Conrado Leister, diretor geral do Facebook Brasil; Fernando Chacon, diretor-executivo de marketing, comunicação corporativa e relações institucionais do Itaú e Adriana Gomes, head de marketing do Uber, com moderação de Calliari.

“Antes as marcas falavam o que queriam, mas hoje não basta expor seus posicionamentos; elas precisam ter propósito. A cultura interna de uma marca precisa se refletir na sociedade. Não basta exibir um power point para explicar sua essência”, ponderou Adriana. “O consumidor quer ser mimado e, por esta razão, as marcas precisam correr atrás”, afirmou Rodrigues. “Há a necessidade de construção de diálogo na era do empoderamento das pessoas”, recomendou Chacon. “O momento é disruptivo e as marcas precisam agir rápido para gerar engajamento”, finalizou Leister.



Propmark (12/04/2018)



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