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Instagram cria selo para evidenciar conteúdo pago
São Paulo, 14 de Junho de 2017 ás 10h42

Influenciadores e veículos deixarão marcas mais explícitas em posts patrocinados
 
Instagram está lançando um novo recurso com o objetivo de trazer mais transparência para as relações comerciais. A partir das próximas semanas, o público verá a descrição “parceria paga” nos posts e Stories de influenciadores e artistas quando houver alguma relação com com veículos e marcas. Através da novidade, influenciadores e veículos poderão marcar empresas em posts sobre projetos com macas,  colocar a descrição normalmente, e então o selo aparecerá na postagem. Opção estará disponível também no Stories.
 
Além disso, as marcas marcadas terão acesso a métricas sobre os posts marcados diretamente da interface do Facebook, monitorando likes e comentários. No Brasil, os primeiros a utilizar o recurso serão Esporte interativo, em parceria com Heineken, e Wesley Safadão, em parceria com Skol. O objetivo é levar mais transparência aos usuários.
 
“À medida em que  crescemos e amadurecemos, começamos a ver que a relação entre criadores e marcas se tornou parte integral da experiência na plataforma, por isso a transparência é muito importante para as pessoas e usuários que as seguem. Agora, queremos trazer mais transparências para os negócios dos influenciadores, e os criadores podem compartilhar dados de analytics com a marca e  entender o engajamento”, disse Charles Porch, head of global creative programs, em entrevista ao Meio & Mensagem. Este ano, a plataforma atingiu 700 milhões de usuários (e 200 milhões no Stories, ultrapassando o Snapchat).
 
Ainda restrita a um grupo seleto de usuários, a ferramenta deve passar por um período de testes para então ser aberta a outros influenciadores e marcas. Segundo Charles, a finalidade do recurso não é prioritariamente publicitária. “Por enquanto vamos recolher feedback de marcas e criadores, e também monitorar a comunidade que os segue para ver como ela se adapta a isso. Este não é um produto de anúncios, mas uma ferramenta gratuita”, pondera.
 
Em março deste ano, o Instagram atingiu a marca de 1 milhão de anunciantes ativos mensais, dobrando seu número de anunciantes em relação ao último trimestre do ano passado.  Atualmente, mais de 8 milhões de empresas usam perfis comerciais na plataforma, e o Brasil é um dos países que mais demonstra esta adesão.
 
Quando questionado sobre a comunidade brasileira na plataforma, Charles afirmou que os influenciadores brasileiros são os mais engajados. “Amo os influenciadores brasileiros porque eles compartilham de forma muito autêntica. Pessoas como Anitta, Bruna Marquezine, Ivete Sangalo e Neymar são figuras públicas, mas fazendo um trabalho incrível ao levar uma visão sobre sua vida aos fãs.  Eles estão realmente construindo laços forte com fãs, e quanto mais forte essa conexão, maiores resultados podem ser alcançados”, disse. 
 
Ainda esta semana, o Instagram lançou o recurso Arquivo, que permite ao usuário salvar posts em uma aba privada e revê-lo a hora que quiser.  Com a ferramenta, usuários podem trazem remover e recolocar fotos em seu perfil da maneira que quiserem.
 
Entre os países com maior número de perfis comerciais, o Brasil é a segunda maior comunidade da rede social globalmente, com 35 milhões de usuários. Ao transformar um perfil comum em um perfil comercial, uma empresa pode ter acesso a métricas e identificar os posts que fizeram mais sucesso, além de ver o perfil geográfico e demográfico da audiência e o melhor horário para postar.



Meio&Mensagem (14/06/2017)



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