capa
Com regulação, uso de drones na publicidade pode crescer
São Paulo, 17 de Maio de 2017 ás 09h38

Regras da Anac sobre aeronaves não tripuladas favorece o uso do equipamento por agências e marcas
 
Na semana retrasada, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou a regulamentação do uso de aeronaves não tripuladas, mais conhecidas como drones. A novidade, que contempla modelos recreativos e até comerciais, segundo a agência, chega para tornar viável a operação destes equipamentos, preservar a segurança e garantir o desenvolvimento do setor. A regulação possibilita, inclusive, que se amplie o uso de drones na publicidade. Luís Neto, CEO da Drone Store, afirma que a regulamentação pode atrair investimentos de grandes empresas no dispositivo.
 
Em audiência pública por 60 dias, as novas regras da Anac são complementares aos normativos de outros órgãos públicos como Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea)  e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O regulamento determina que drones com mais de 250 gramas só poderão voar a uma distância de no mínimo 30 metros horizontais de terceiros, sob responsabilidade do piloto e de acordo com as normas de utilização do espaço aéreo do Decea. Já para drones com mais de 250 gramas voarem, é preciso que as pessoas abaixo concordem previamente com a operação e que a aeronave seja cadastrada no Sisant (Sistema de Aeronaves Não Tripuladas) da Anac. Além disso, a partir de agora, os órgãos de segurança pública farão a fiscalização de drones no dia-a-dia.

Quanto ao uso de drones na publicidade, Luís Neto alerta: “o pessoal vai ter que se atentar as normas”. “O potencial de uso dos aparelhos ainda não foi completamente explorado. O mercado está descobrindo aos poucos novas aplicações comerciais. Contar com uma legislação que regulamente as atividades, sem dúvidas, é um passo importante rumo à consolidação do setor”, destaca o profissional. “Acho que eles já estão agregando, virando praticamente pré-requisitos de produções. Fazendo tomadas que antes eram imagináveis. Ele reduz o custo de imagens aéreas, substituindo helicópteros”, conclui.

O Meio & Mensagem reuniu algumas campanhas recentes que usaram as aeronaves como protagonistas:

Colombo
 
 
Perdigão
 
 
Pepsi
 
 
DHL
 

Domino’s Pizza Greece
 
 
Poker Stars
 

 



Meio&Mensagem (16/05/2017)



Comentários

    Atenção para o vencimento: 31 de janeiro
    

  Cadastre-se e receba nossa
  newsletter mensal




Filiado à

Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo - Av. Brigadeiro Faria Lima, 1656 2°andar - Conjunto 21 - Jardim Paulistano
CEP 01451-001 - São Paulo - SP - Telefone: 11 3035-0099 Fax: 11 3035-0091 - atendimento@sinaprosp.org.br

Todos os direitos reservados – Sinapro-SP – Desenvolvido por Dainet