capa
Google pesquisa comportamento do brasileiro no inverno
São Paulo, 19 de Abril de 2017 ás 10h37

O Google divulgou hoje (18) uma pesquisa sobre o comportamento do brasileiro quando falamos da estação mais fria do ano, o inverno. Por meio de uma pesquisa online (Google Consumer Survey) e da análise de dados da Busca e do YouTube, o estudo compreendeu mais profundamente como o inverno é construído na cabeça dos brasileiros, já que como um país tropical, muitas vezes só acontece com base no imaginário das pessoas.
 
Grande parte dos entrevistados afirma que entre os fatores que lembram a estação estão neve, lareira, vinho e fondue, elementos que não fazem parte da nossa memória nos dias de frio, mas que auxiliam na criação do imaginário e da sensação de frio - Não à toa, hoje há mais de 400 mil vídeos no YouTube em português ensinando como fazer neve.
 
Essa vontade de “experimentar o frio” influencia o consumo nesse período. As buscas por “Campos do Jordão”, por exemplo, são menores do que “Campos do Jordão com frio”, um indício de como as pessoas desejam materializar o que imaginam. Outra curiosidade do período é o pico na Busca por chocolate em julho, superando até mesmo a Páscoa.
 
A temporada é aproveitada por muitas empresas para comercializar produtos tradicionais da estação, como fondue e vinho, e, inclusive, testar novas roupagens para eles. Fondue de doce de leite, alguém já viu? Experimentou? Segundo o estudo, "todo esse cenário exige primeiramente que as empresas exerçam a criatividade para de fato ter acesso aos ícones invernais".
 
Mas será que as marcas realmente estão aproveitando as oportunidades que o inverno oferece, incluindo aquelas que podem passar despercebidas e que são bem brasileiras?
 
Como resposta, o Google indica o aumento nas buscas por shampoos a seco, relacionada a uma diminuição na frequência de banhos e um aumento da oleosidade dos cabelos.
 
 
Confira abaixo outros insights interessantes do estudo:
 
 



Adnews (18/04/2017)



Comentários

    Atenção para o vencimento: 31 de janeiro
    

  Cadastre-se e receba nossa
  newsletter mensal




Filiado à

Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo - Av. Brigadeiro Faria Lima, 1656 2°andar - Conjunto 21 - Jardim Paulistano
CEP 01451-001 - São Paulo - SP - Telefone: 11 3035-0099 Fax: 11 3035-0091 - atendimento@sinaprosp.org.br

Todos os direitos reservados – Sinapro-SP – Desenvolvido por Dainet